Duas Práticas para Relaxar e Recarregar-se de Prana

prana02a
Aprenda a simplicidade de dois Pranayamas diferentes, que permitem recarregar-nos com energia Prânica, restabelecendo desta forma a força vital.

A – Uma prática tranqüila de Respiração Longa e Profunda (clique aqui para aprender primeiro a Respiração e então retorne, para fazer esta prática para recarregar-se):

Deitado, coloque os braços ao lado do corpo, palmas para cima, respire alguns minutos longa e profundamente… Visualize a respiração como um fluxo de luz dourada, tranqüila e fresca, que sai do coração e se irradia para todos os pontos do corpo. Sinta-a nas pontas dos dedos das mãos e dos pés, em cima da cabeça, em cada uma das vértebras, atrás das pálpebras, e na garganta. Descanse a mente com a serenidade desta respiração. Permita-se relaxar nesta postura respirando por uns 15 minutos assim, enquanto se recarrega e equilibra seu prana.

B – Exercício de Respiração Prana:

  1. Sentado em postura de meditação, com as pernas cruzadas, gire os ombros para trás e para baixo, abaixando as escápulas em direção à cintura, para que o esterno se levante e que as costelas se movam livremente enquanto respira. Feche os lábios e respire pelo nariz. Junte as palmas das mãos e eleve-as acima da cabeça.
  2. Inspire profundamente pelo nariz, inalando o máximo possível de ar. Abra bem os olhos, deixe-os bem salientes e imagine que transporta luz para dentro de si. Visualize a si mesmo trazendo energia para dentro através dos ouvidos, do rosto e do alto da cabeça.
  3. Com os pulmões cheios, segure a respiração. Feche os olhos e leve a consciência para o ponto entre as sobrancelhas. Visualize a energia que inalou, formando um circulo brilhante, bem concentrado no centro da testa. Podem sair faíscas ou até lampejos de luz. Segure a respiração enquanto não sentir desconforto.
  4. Ao expirar, observe a luz se dissolver em uma saraivada reluzente de energia que o revigora. Comece com uma respiração e, aos poucos, aumente até dez.
“Onde quer que você estiver, é sempre possível respirar conscientemente… prestar atenção à respiração… Estas pequenas mudanças fazem toda a diferença em nossa qualidade de vida.”

Fontes:

  • Os Segredos da Respiração, Swami Saradananda, pág.43

 


Manvir_Kaur Publicado com carinho por Josely Saldanha, professora de Kundalini Yoga formada em 2009 (Kundalini Research International). Instrutora de Hatha Yoga desde 2004. Pós Graduada em Ensino Superior de Yoga (Faculdades Espírita de Curitiba). Cursos anuais específicos de: Meditação, Respiração e Ajustes de Posturas. Estudante de Budismo e Teosofia. Praticante Iniciada em Kriya Yoga (Yogananda) e Magnified Healing.