Ganpati Kriya

ganesha

Essa meditação é pura inspiração emanada do Universo. É muito sagrada e especial, que aspira para positividade e fluidez.

Ganesha é conhecido como o deus que remove quaisquer obstáculos, trazendo felicidade, muito presente na vida cotidiana de milhares de hindus, e muitos templos na Índia são dedicados a ele.

Na prática de bhakti yoga, o Ganpati Kriya é um das formas mais populares de devotar seu amor à Ganesha. É uma meditação poderosa, capaz de romper vícios de pensamentos, atitudes negativas repetidas, crenças errôneas alojadas no subconsciente e outros padrões que nos limitam, dificultando o acesso à energia abundante do Universo: A força criativa.

Esta meditação lida com karma e dharma, que são samskaras: impressões, memórias residuais. A prática desta meditação como uma sadhana é capaz de remove o antigo karma (energia do hábito)  e preparar o caminho para o dharma (ação harmoniosa e inspirada).  O movimento de Ganesha nessa meditação é assertivo, porém doce e suave…. se ajusta às correntes de energia do universo para que resultados positivos se manifestem para nós e através de nós.

Mantra

Sa Ta Na Ma Ra Ma Da Sa Sa Say So Hung

Literalmente, significa: Existência. Vida. Transformação. Renascimento. Sol. Lua. Terra. Infinito. Eu sou essa Infinidade. Eu pertenço e contenho.

Existem várias versões deste mantra, todas maravilhosas. Os mantras da Kundalini Yoga podem ser encontrados no site do Spirit Voyage. Lá você poderá ouvi-los e adquiri-los por um valor acessível. No You Tube também tem várias opções.

Você escolhe um horário do dia que seja mais adequado para você. A sugestão é que façamos todos juntos às 7h00 da manhã. Desta forma, garantimos a harmonia necessária para que possamos tirar um bom proveito da prática.

Mudra e foco de atenção

sadhana-nov-2016

No Ganpati Kriya há um movimento dinâmico com os dedos, onde o polegar pressiona os outros quatro dedos, da seguinte maneira:

Ao entoar o Sa pressione o polegar com o dedo indicador

Ao entoar o Ta pressione o polegar com o dedo médio

Ao entoar o Na pressione o polegar com o dedo anelar

Ao entoar o Ma pressione o polegar com o dedo mínimo

Ao entoar o Ra pressione o polegar com o dedo indicador

Ao entoar o Ma pressione o polegar com o dedo médio

Ao entoar o Da pressione o polegar com o dedo anelar

Ao entoar o Sa  pressione o polegar com o dedo mínimo

Ao entoar o Sa pressione o polegar com o dedo indicador

Ao entoar o Say pressione o polegar com o dedo médio

Ao entoar o So pressione o polegar com o dedo anelar

Ao entoar o Hung pressione o polegar com o dedo mínimo

Os olhos estão semi-fechados – 1/10, olhando para bbuddha-face-closed-eyesaixo, em direção à ponta do nariz, da maneira que nos ensinou Buda, como na imagem ao lado.

Pode ser mais fácil se concentrar com os olhos fechados, porém mais difícil de integrar essa concentração com a vida cotidiana, que é o nosso grande desafio. Para os seres humanos, a experiência visual é a mais vívida e mais processada no cérebro.

Chakras

3-solarplexus-chakrafigureFazemos esse mantra uma vez a cada respiração. Para trabalhar mais intensamente o Manipura Chakra e tornar a meditação mais poderosa, bombear o chakra do umbigo para acentuar cada quarta sílaba (Ma. Sa. Hung.). Sugere-se que este trabalho no Manipura Chakra seja feito apenas por quem pratica yoga e tenha consciência do trabalho energético que a prática possibilita.

Para finalizar

Ao final,  inspire, segure com o ar nos pulmões por alguns segundos e expire. Depois inspire, segure o ar nos pulmões e erga seus braços acima da cabeça e expire, sem descer os braços. Inspire mais uma vez, segure o ar e sacuda vigorosamente os braços sobre sua cabeça. Inspire e relaxe, descendo as mãos sobre os joelhos e mantenha-se assim por alguns minutos, até abrir os olhos lentamente.


Este artigo foi gentilmente cedido pela professora de Kundalini Yoga Prabhujot Kaur radicada em PB. Originalmente publicado em Yoghee