Ishnaan – A ciência da Hidroterapia

hidro1
Voce já tomou um banho de cachoeira e se sentiu renovado? Voce sabe por que isso acontece? A ducha de água fria é a base da Hidroterapia. Compartilhamos com voce a tecnologia da massagem terapeutica – Ishnaan.

“O que é Ishnaan? Ishnaan é a soma total de hidroterapia. A palavra é Ishnaan. É quando o corpo, através da sua própria virtude, cria a temperatura ideal que pode dissolver o frio da água. Ishnaan não é apenas molhar o seu corpo. Há um respeito inteiro nisso. Há uma graça inteira nisso.” Yogi Bhajan

Por que Ishnaan?

hidro 7Quando tomamos uma ducha de água fria, o sangue corre para os capilares para vencer o desafio do corpo não sentir frio.

Capilares são vasos sanguíneos do sistema circulatório com a forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células e possibilitam a troca de água, oxigênio, dióxido de carbono, vários outros nutrientes e resíduos químicos entre o sangue e tecidos ao seu redor.

O que acontece?

Isso significa que todos os capilares se abrem e todos os depósitos terão que sair. Tudo é limpo; é um processo de muita limpeza. Há um aumento da circulação do sangue, despertando e fortalecendo todo o seu sistema nervoso.

Mas quando os capilares estiverem totalmente abertos o corpo não sentirá frio.

hidro 5Quando eles voltam ao normal todo o sangue volta para os órgãos. O coração, os rins, os pulmões, o fígado – cada órgão recebe esse fluxo revigorante.
Quando os órgãos se revigoram, então imediatamente as glândulas tem que mudar suas secreções ajustando-se.
As glândulas são as guardiãs da saúde. Se o seu sistema glandular funciona corretamente, a química do sangue é renovada.
O que é a juventude? Glândulas jovens!

Benefícios

1. Mantém a pele radiante.
2. Abre os capilares sanguíneos.
3. Ativa o sistema circulatório.
4. Revigora os órgãos com um novo suprimento de sangue.
5. Mantém a química do sangue saudável.
6. Estimula a secreção saudável do sistema glandular.

Como Fazer

hidro 6Preferencialmente ao acordar, voce pode começar massageando o corpo com óleo de amêndoa (ou similar). Isso prepara o corpo e elimina as toxinas através dos poros abertos.
Ao entrar na ducha, comece com as extremidades – pés, mãos , braços.
As coxas não devem receber o impacto da água primeiro para não afetar o equilíbrio de cálcio-magnésio. O mesmo se pode dizer dos genitais e cabeça. A água para essas partes pode escorrer a partir do peito.
Depois de sair da água fria, você pode usar as mãos para massagear seu corpo e após isso secar-se.

Contra indicações

Durante a gravidez e menstruação, febre, reumatismo ou doença do coração, problemas no nervo ciático e pressão alta.

Fontes e Referencias


Shabadratan Kaur 01aA Instrutora de Kundalini Yoga Shabad Rattan Kaur  aborda a ciencia da Hidroterapia – Ishnaan, como ferramenta de fortalecimento e manutenção do corpo e mente saudáveis.