Liberdade da Ansiedade

ansiedade3

A agitação e a preocupação com o futuro tomam conta da sua cabeça? Retome o controle. Tremedeira, agitação, taquicardia, preocupação. Esses sintomas podem estar ligados a algum distúrbio de ansiedade, muito comum no mundo de hoje.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema atinge aproximadamente 20% da população mundial; somente no Brasil, afeta mais de 10 milhões de pessoas.

Segundo a professora Thais Godoy Bobbio, pesquisadora do projeto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de controle da ansiedade pelo Yoga, mesmo as crises são normais em estado de atenção ou medo, quando a adrenalina é descarregada no sangue para conseguirmos escapar de um perigo. “A crise de ansiedade permite que fiquemos atentos para tomar medidas para lidar com ameaças, como quando nos deparamos com um cão bravo, nos sentimos ansiosos e por causa desse medo saímos correndo. Se não sentíssemos isso poderíamos colocar nossa vida ‘em risco’. Porém, após esse acontecimento, nosso corpo tem de voltar ao estado de equilíbrio chamado homeostase. As crises se tornam graves quando não conseguimos mais controlar esses sentimentos, quando não conseguimos mais desarmar esse estado de alerta”.

Sintomas

A ansiedade é caracterizada como um estado de medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e muito frequentemente a sensação de que algo desagradável pode acontecer. É um sinal desenvolvido pela natureza com a finalidade de nos proteger e garantir nossa sobrevivência, pois representa a percepção de que algo ameaçador está por acontecer. Às vezes, a ansiedade também vem acompanhada de sinais físicos, como sensação de falta de ar, respiração curta, aperto no peito, ondas de calor, calafrios, formigamento, tremores, náusea.

Fora do controle

ansiedade2E é fácil perceber quando a coisa saiu do controle. Você deixa de fazer coisas rotineiras por causa da ansiedade; não quer mais sair de casa; os sintomas aparecem várias vezes ao dia, mesmo sem motivo aparente.

Esse  estado pode se agravar. Uma pessoa pode ter uma fobia ou medo intenso de algo. Também pode ter medo de ir a um lugar por não ter como escapar, caso aconteça algo. Ataques de pânico, em que a pessoa sente que vai morrer, também são uma manifestação de ansiedade, nesse caso, fora de controle. Pode ainda se manifestar em comportamentos compulsivos, como lavar as mãos muitas vezes ao dia. Vítimas de traumas também podem sofrer ansiedade, chamada de estresse pós-traumático.

O que causa a Ansiedade?

A professora de Yoga Thais  diz que o sentimento de ansiedade é normal e adaptativo ao ser humano, mas pode se tornar crônico, perturbando o funcionamento saudável do corpo e da mente. É quando aparecem os distúrbios de ansiedade. “As exigências da vida moderna, pressões e tensões do cotidiano afetam a condição física e mental e, consequentemente, interferem na qualidade de vida. Vivemos em um mundo globalizado, uma sociedade que acompanha essas transformações e nem isso é simples. Muita informação, pressão, falta de tempo e organização, medos e preocupações são produtos dessa época”, comenta.

A professora de Yoga Camila Reitz, de Florianópolis (SC), concorda que os distúrbios de ansiedade se tornaram mais comuns nos últimos anos. “A resposta às coisas está muito rápida atualmente. Enviamos um e-mail e temos de ter a resposta no mesmo momento. Quando as coisas demoram um pouco mais, as pessoas ficam ansiosas. Ninguém mais sabe esperar”, diz.
Os especialistas concordam que o mundo moderno tem tornado as pessoas mais ansiosas.

Mas o que fazer quando a ansiedade se torna parte constante da sua vida?

Nem só de remédios e terapia vivem as pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade. O Yoga e o Ayurveda são usados, com muito sucesso, para aliviar o problema, principalmente em casos mais leves.

No projeto da Unifesp coordenado por Thais, os resultados estatísticos foram bem significativos na melhora dos níveis de ansiedade dos participantes, uma média de 76%. Isso quer dizer que houve diminuição dos níveis de ansiedade dos participantes em cerca de três quartos. Como a ansiedade, muitas vezes, aparece por causa de excesso de estimulação e estresse, o Yoga ajuda a pessoa a acalmar a mente e o corpo, fazendo com que as crises fiquem mais espaçadas, ou até desapareçam.

O Ayurveda também ajuda a melhorar a an­siedade de uma maneira mais natural. Pode ser um tratamento complementar à alopatia, pois mesmo tomando drogas alopáticas o paciente pode utilizar a medicina indiana – até como um suporte para quando está parando de tomar medicamentos.

Fontes e Referencias:

  • Revista Yoga Journal
  • Link Yogaar – para ver o artigo completo.

Mais Ferramentas…

PosturasMeditaçãoMantra
Adhomukha-Svanasana-1b

Postura do Triângulo

A Postura do Triângulo lembra um cachorro se alongando após se lev­antar, e é considerada uma das posturas es­senciais no Yoga. É uma postura de transição, por isso poderá ser repetida algumas vezes em uma única prática. É um bom exercício de for­talecimento, além de alon­gar e revigorar todo o corpo. Uma metade do corpo fica invertida e a inversão leva sangue e nutrientes vitais para o cérebro.

0 comments
Paschimottanasana_02a

Alongamento à Frente

O extremo alongamento da parte posterior do corpo, acalma o ego e faz a mente se aquietar. Quando estiver com a cabeça descansando, seja sobre as pernas ou sobre uma manta, aproveite para relaxar. Não há que fazer esforços para tal, há que se deixar ficar confortável e bem. Nome em Sânscrito Paschimottanasana (POSH-ee-moh-tan-AHS-anna, paschimottana…

0 comments
balasa_2a

Postura do Bebê ou Embrião

É uma ótima postura para se fazer no final de uma prática mais elaborada, pois relaxa e alonga. É postura de descanso, uma das que mais acalma e restaura a mente e o corpo.

0 comments
primavera

Meditação para a Prosperidade – Har!

Proporciona orientação e abre o caminho através de qualquer bloqueio. Mantra Har Hare Hari Wahe Guru. Esta meditação permite-lhe usar a Mente Neutra para obter sabedoria e orientação pessoal e assim sustentar com confiança tudo que chegar a voce, o caminho da Prosperidade!

0 comments
mantra.har.manmohan

A corrente de som da Prosperidade e Proteção!

Har Hare Hari é um mantra dento do sistema do Kundalini Yoga como ensinado por Yogi Bhajan. Significa o desdobramento do aspecto criativo do Infinito ou Deus (Har) – Semente, Fluxo e Conclusão. A projeção desse fluxo é o próprio Infinito em êxtase – Wahe Guru!

0 comments
mantra.har.manmohan

A corrente de som da Prosperidade e Proteção!

Har Hare Hari é um mantra dento do sistema do Kundalini Yoga como ensinado por Yogi Bhajan. Significa o desdobramento do aspecto criativo do Infinito ou Deus (Har) – Semente, Fluxo e Conclusão. A projeção desse fluxo é o próprio Infinito em êxtase – Wahe Guru!

0 comments