Mantra – Som que Cura

tabla

Tudo neste mundo, até o nível subatômico, está em constante movimento, vibrando. Quanto mais denso o material, mais lentamente ele se move. Muitas vezes a vibração é tão lenta ou tão rápida que não podemos notá-lo com nossos sentidos diretos. Essa vibração é energia pura.

 

Som, Frequência e Vibração

som5A felicidade ou tristeza, alegria ou remorso são frequências vibratórias na mente. Quando entoamos um mantra optamos por invocar o poder positivo contido nessas sílabas particulares. Ao cantarmos, colocamos vibrações em movimento, que terão um efeito, seja prosperidade, paz de espírito, aumento da intuição, ou quaisquer outros benefícios possíveis inerentes aos mantras. E não importa se nós entendemos o significado dos sons ou não. Entoar mantras produz frequências vibratórias específicas dentro do corpo. Os sons e pensamentos produzidos pelo corpo e mente irradiam-se para fora de você.

A frequência vibratória de um mantra atrai o que você está vibrando. Você é como um ímã, atraindo vibrações para si através do que você envia para fora, tais como um estado de espírito, um estado de ser, resultante do canto. Os mantras são compatíveis com todos os sistemas de crenças.

Mantra é o uso do som para afetar a consciência; Man – significa mente e Trang – significa onda ou projeção. Tudo no Universo possui uma frequência vibratória correspondente. O poder do mantra é incrível. Um aspecto central da Kundalini Yoga como ensinada por Yogi Bhajan é a aplicação consciente de antigos mantras e afirmações positivas modernas.

Os mantras utilizados são tipicamente em Gurmukhi, uma língua sagrada da Índia e, ocasionalmente, em Inglês. Estes mantras contêm as vibrações de paz, prosperidade, conexão, e muitas outras qualidades e são compreendidas pelo seu impacto, mesmo se o significado de cada palavra não é conhecido.

A pronúncia vem com a repetição e pelo exemplo. Compreender o significado das palavras acrescenta outra camada de eficácia no canto. As traduções para alguns dos mantras mais utilizados em Kundalini Yoga são dadas a seguir:

Ong Namo Guru Dev Namo (Adi Mantra)

Eu me curvo à sabedoria criativa, eu me curvo ao Divino Mestre interior. Este mantra é usado para “sintonizar” com o fluxo divino e com o autoconhecimento dentro de cada um de nós. Ele é cantado pelo menos três vezes no início de cada aula.
Wahe Guru – O Divino professor interno, o dissipador da escuridão é indescritível! Este mantra expressa a experiência indescritível de ir das trevas para a luz. É um mantra de infinito êxtase.

mantra semente

Sat Nam – Mantra semente

A verdade é minha identidade. Este mantra reforça a consciência divina em todos. Ele é usado como uma saudação, bem como o mantra para exercícios de Kundalini Yoga, inalando Sat (verdade), exalando Nam (nome, identidade)

Para finalizar a aula

Sat Nam (3x) (o Sat é mais longo e o Nam é curto).

Ou opcionalmente (pode ser falado ou cantado em espanhol, inglês ou português):

“Que o eterno sol te ilumine, que o amor te rodeie e a luz pura e interior guie o seu caminho”.