Meditação para Equilibrar as Energias Nervosas

portal

Essa meditação “equilibra todas as energias nervosas e do sistema glandular para ajustá-los para a máxima eficiência. A ligação entre você e Deus é a respiração.” Yogi Bhajan

 

Postura:

Adote a postura assentada, de pernas cruzadas (preferivelmente a postura fácil), com a coluna alinhada e um leve jalandhara bhanda.

Foco:

Mantenha os olhos semi fechados (nove décimos fechados).

Mudra:

mudra.medit sist nervosoCom os cotovelos dobrados, levante as mãos para cima e até que eles se encontrem no nível do coração algumas centímetros a partir do corpo, com as palmas de frente para o peito. Coloque a palma da mão direita sobre o dorso da mão esquerda. Segure a mãos e antebraços paralelos ao chão, de modo que os dedos da mão direita apontem para o lado esquerdo e os dedos da mão esquerda apontem para o lado direito. Pressione as pontas dos polegares juntos.

Respiração:

Inspire profundamente pelo nariz e calmamente suspenda  a respiração por 15-20 segundos. Expire completamente através do nariz e calmamente segure a respiração para fora por 15-20 segundos. Concentre-se na respiração.

Tempo:

Continue por 3 a 5 minutos.

Comentários:

Ensinado por Yogi Bhajan em 28 de janeiro de 1980:

“Esta meditação traz todo o sistema nervoso e glandular em equilíbrio. Ao colocar os polegares juntos neste mudra, o nervo ciático é neutralizado no ponto do ego (polegares representam a energia do ego). Este equilíbrio particular coloca pressão sobre certos pontos meridianos nos ombros”.

“O ar deve ser colocado todo para fora quando exalar, para que todas as válvulas cardíacas obtenham a mesma pressão e o cérebro e o sistema nervoso central irão acionar os sistemas de sobrevivência em alguns segundos.”
Por isso é importante estar consciente da respiração total, em todas as três formas: inspiração, expiração e suspensão da respiração (que pode ser com o ar dentro ou fora dos pulmões).

Referências:

  •  Manual Praana Praanee Praanayam.

Shabadratan Kaur 01aPublicado por Shabad Rattan Kaur, Instru­tora de Kunda­lini Yoga formada pelo Insti­tuto de Yoga 3HO do Bra­sil, atuando em Natal, Rio Grande do Norte.