Mula Bandha – “Trava de Raiz”

mula-b

Mula Bandha desenvolve o controle energético e muscular interno, que é a raiz de toda postura de yoga. É a contração muscular que estimula o ponto de gatilho do Muladhara Chakra (chakra de raiz), despertando a energia kundalini.

A contração muscular da Mula Bandha constrói a força do ponto umbilical, de modo que possa rodar corretamente e ancorar a pélvis.  Isto mantem a integridade da parte inferior do canal Sushumana de modo que a energia dos centros inferiores possa começar sua jornada ascendente.

Como fazer

Mula Bandha é a contração do ânus, dos genitais e do baixo ventre, combinada com o puxar para dentro e para cima do ponto do umbigo. A prática pode ser feita em postura fácil ou mesmo em pé, com os braços ao longo do corpo.

Prática sugerida

Deite-se sobre suas costas e centralize sua atenção em seu centro umbilical. Coloque as palmas de suas mãos retas sobre a parte baixa de seu abdômen. Inspire e use seus músculos internos para puxar para dentro e para cima o seu ponto do umbigo (aproximadamente três dedos abaixo do seu umbigo) até que você sinta sua pélvis inclinar e sua coluna inferior pressionar contra o chão,. Segure a inspiração enquanto for confortável para você e então expire. Tensão nos músculos do abdômen e nos quadris pode dificultar a inclinação da pélvis e na pressão da coluna inferior contra o chão.

Pratique esse movimento simples por alguns minutos todos os dias até que você consiga inclinar a pélvis apenas puxando seu umbigo para dentro e para cima. Evite tencionar seus músculos das nádegas, porque isso irá comprimir o sacro e obstruir os movimentos da pélvis.


Texto publicado originalmente no site Yoghee  pela professora de Kundalini Yoga Prabhujot Kaur.