Naad Yoga – Som da Presença

Naad_01
A arte da vida através do som. Habitualmente o ser humano é levado pela corrente de pensamentos derivados da memória e, como consequência deste apego, as emoções impregnam o nosso corpo e dominam as atitudes do dia a dia.

Para poder decifrar a linguagem das emoções e chegar a um conhecimento amplo do nosso comportamento nos dirigimos a linguagem Universal que é o Som.

Reconhecer a melodia que veste cada emoção permite ser consciente da nossa comunicação.

Naad Yoga é baseado na escuta profunda das emoções através dos ragas (estruturas musicais). Dentro de cada raag está contido um estado de ânimo composto por diferentes emoções e Elementos (terra, água, fogo, ar)

Com a disciplina da escuta destas estruturas a alma reconhece as melodias e os sentidos vão se abrindo ampliando a percepção de que todo o Universo é regido pelo Som.

A disciplina diária consiste em aprender a entoar estas belas melodias com a nossa própria voz, com este trabalho as emoções são reconhecidas e liberadas através da música. Purificando a mente para permanecer num estado de quietude e equilíbrio.

Para cantar os ragas utilizamos instrumentos tradicionais da Índia (dilruba, rabab, sarangui…) que conseguem provocar os estados de ânimo devido a sua riqueza musical. Estes instrumentos foram usados por gurus que entoavam estes sons, pois eram conscientes de toda a sabedoria que guardava esta ciência.

Naad Yoga se alimenta das escrituras sagradas compostas por diferentes gurus e santos de várias épocas. Cada escritura é acompanhada pelo seu raag, deste modo podemos chegar a integrar realmente toda esta sabedoria, conectando com a emoção que estes sábios que chegaram aos estados mais sublimes de consciência. Esta ciência é encontrada no Siri Guru Granth Sahib, o livro sagrado dos Siks. Considerando que as escrituras respeitam sua musicalidade pode-se dizer que este livro tem vida, pois é pura vibração.


Mohan Rivela 01aMohan Rivela apresenta a arte do Som da Presença, aplicando a técnica milenar do Naad. Esta arte permite praticantes  vivenciarem como a força do som pode relaxar, curar e expandir a própria consciência. Mohan Rivela sempre foi um buscador da Música da Vida. Hoje está formado em Naad Yoga através da Raj Academy (UK) trabalhando na divulgação desta arte, como ponte para unificar a matéria e o espírito.