O que é Estresse

estresse_1

Podemos afirmar que todos nós estamos sujeitos a apresentar alguma forma de sofrimento psíquico durante a nossa vida. Diante de determinadas circunstâncias adversas todas as pessoas tem uma maneira própria de reagir, segundo o que foi definido no seu condicionamento.

Estamos impregnados de instruções, idéias, pensamentos, que formam nossas crenças culturais herdadas dos padrões de nossos pais, professores, amigos… que normalmente se tornam nosso condicionamento mental. Tudo isso dá origem a ações e mais tarde, hábitos e moldam o que somos hoje.

Pressão e Estresse

estresse graficoEssa pressão externa das condições adversas que está sempre presente nas circunstancias da vida e a qual somos evocados constantemente a dar uma resposta chamamos de estresse e pode afetar muito a nossa saúde mental e física.

Alguns autores afirmam que o estresse faz parte da vida e em resposta ativamos vários hormônios dentre eles adrenalina e cortisol, responsáveis por elevar o nível de atenção do corpo, o que é benéfico na intenção de fornecer ferramentas para que alcancemos um objetivo. Mas que se torna tóxico quando o estresse é prolongado, sem chance para que o corpo relaxe e se recupere.

Portanto, é normal oscilarmos entre relaxamento e estresse.

Contudo, sob estresse crônico e diante dos nossos conflitos internos a resposta normalmente é uma emoção não entendida e não trabalhada que gera perturbações e até mesmo traumas, que por sua vez abalam a nossa saúde mental causando distúrbios como depressão, ansiedade, transtornos do sono, fadiga crônica, disfunções da memória, síndrome do pânico e até mesmo vícios, entre outros.

Além disso, se não tratados, esses distúrbios alteram nosso comportamento bloqueando a circulação de energia que se traduzem em contraturas musculares e /ou enfermidades físicas como: enxaqueca, pressão alta, diabetes, distúrbios gástricos e da tireoide, fibromialgia, alergias, asma, artrite reumatoide, dermatites, lúpus…
Isso acontece porque a resposta do organismo envolve a descarga hormonal e afeta quase todos os órgãos e funções do corpo, incluindo o cérebro, nervos, coração, fluxo de sangue, digestão e músculos, que sob tensão constante, resulta em desequilíbrio fisiológico.

Era do Estresse

Essa é chamada a Era do Estresse, devido ao nível de estresse em que estamos vivemos. A sobrecarga de informações e estímulos é tamanha que mal temos tempo de processar o mínimo.

estresse 3

Podemos usar uma metáfora. Quando submetemos uma peça de cilindro sólido de concreto a uma pressão externa para definir quanta carga pode suportar, a máquina exerce pressão vertical sobre a peça. A partir daí a peça começa a deformar, perdendo a sua condição original. O mesmo acontece conosco, quando submetidos a um determinado nível de estresse nós “deformamos”, isto é, saímos da nossa natureza, perdemos a nossa característica, perdemos o controle mental e emocional.

Ocorre, normalmente inconsciente, um processo mental que:

1. Desconecta-nos do nosso próprio ser (personalidade estressada).
2. Faz com que as coisas saiam da perspectiva normal e o negativo aumente de proporção.
3. Comece a confusão mental, ninguém nos entende, nem nós mesmos.
4. Isolemo-nos socialmente.

Não é possível curar o estresse, mas há como aprender a lidar melhor com ele, já que faz parte da nossa vida. A Kundalini Yoga apresenta ferramentas para que possamos responder de forma mais tranquila aos desafios que o estresse representa nos dias atuais.

Para interromper esse ciclo tóxico temos que, ao reconhecer as circunstancias adversas, resgatar os mecanismos de cura e criatividade.

estresse familia

Fonte e Referências

  •  Manual Especialización en Salud Mental y Kundalini Yoga, Sada Anand Singh
  • Apostila Vitalidade e Estresse, Bernd Dharambir Singh
  • Manual Estresse e Vitalidade NIvel 2 Kundalini Yoga

 


 

Shabadratan Kaur 01aA professora de Kundalini Yoga Shabad Rattan Kaur  aborda o mecanismo do estresse  através do fortalecimento da prática  direcionada para para alívio e tratamento.