O que é Kundalini Yoga?

Imagem 11

kundalini 6Kundalini Yoga é uma ciência que trabalha o ser em sua totalidade física, mental, emocional e espiritual. Sabemos que tudo é energia, tudo vibra, inclusive o conjunto de corpos (denso e sutil) que compõem o ser humano. Esses corpos estão em constante troca com o ambiente a sua volta. A maneira como experienciamos essa troca depende da nossa capacidade de transformar energia densa em sutil.

kundalini serpenteResumindo: ou você torna-se consciente do fluxo de energia que alimenta seus padrões de comportamento e domina-o e direciona-o para os seus objetivos ou ele domina e dirige você. É aqui que Kundalini Yoga se encaixa: você irá aprender a sentir sua energia, experimenta-la, direcioná-la para estar em equilíbrio diante de qualquer situação.Na simbologia do Oriente, a kundalini (uma serpente) representa energia, essência, consciência, rejuvenescimento e o jogo do espírito. Esta energia é ilustrada conceitualmente como uma serpente dormente enrolada na base da espinha dorsal.

Benefícios

A Kundalini Yoga atua no sistema nervoso contribuindo principalmente na regularização do sistema hormonal e imunológico. Atua também em outros sistemas como o circulatório, cardiorrespiratório, digestivo e esquelético.

kundalini 2Proporciona um aumento da resistência e desempenho físico–mental, além de aumento de produtividade e sustentação da energia em seu trabalho e em sua vida pessoal, melhoria das funções motoras, aumento de reflexos, diminuição da ansiedade, hipertensão e depressão, aumento da concentração, memorização e produtividade, redução de adoecimentos e acidentes, alívio das tensões diárias criando bem estar, autoconfiança, atitudes positivas para o grupo e força interior para confrontar os desafios da vida.

Como a Kundalini Yoga age?

Kundalini Yoga trabalha com uma gama ampla de kriyas (séries de exercícios) com objetivos ou benefícios determinados, consistentes exercícios com asanas (posturas corporais), mudras (gestos feitos com as mãos ou corpo), pranayamas (respiração), entoação de mantras e meditações.

so ham triOs kriyas (séries de exercícios) proporcionam um estresse controlado que desenvolve e aumenta a nossa resistência calibrando nosso ser como um sistema integrado de corpo, mente e alma. São métodos sistemáticos que tonificam o nosso sistema nervoso, desbloqueando a energia estagnada, desenvolvendo força e vigor físico e mental.

As práticas respiratórias e meditações do Kundalini Yoga afetam o processo emocional química e fisiologicamente e, além disso, aumentam a capacidade do cérebro em processar informações.

O relaxamento é fundamental para que o corpo processe e se reorganize a partir de novas bases. Deste modo criamos a habilidade para superar até as circunstâncias mais complicadas.