Os Meridianos do Triângulo

Adhomukha-Svanasana-1c

Estamos explorando a razão que faz a Postura do Triângulo ser uma das mais praticadas Posturas na Yoga, ser tão benéfica para você, e o que os Meridianos da Medicina Tradicional Chinesa tem a ver com tudo isso.

Vemos a Postura do Triângulo, também chamada de Cachorro Olhando para Baixo e Pose da Montanha, em peças de divulgação, filmes, DVDs e em capas de revistas de Yoga. É ensinada nas primeiras aulas de Yoga e continua presente nas mais avançadas.

Quase todos que praticam Yoga, independente do nível de aprendizado, tem familiaridade com a Postura do Triângulo. Mesmo pessoas que nunca se sentaram em um tapete de Yoga, podem visualizar a postura, conhecida em Sanscrito como Adho Mukha Svanasana.

Porque a Postura do Triângulo é a preferida da mídia, entre todas as posturas? O que faz as pessoas voltarem sempre a praticar esta postura? Porque nos sentimos tão bem quando a praticamos? E o que esta postura tem a ver com a Acupuntura?

A Postura do Triângulo está relacionada com as suas costas.

Merid bladderNa perspectiva da Acupuntura, a Postura do Triângulo merece destaque entre todas as posturas de Yoga, porque ativa o Meridiano da Bexiga.

O Meridiano da Bexiga, também chamado de Tai Yang, é o meridiano mais longo do corpo. Tem 67 pontos de acupuntura, começa no canto interno dos olhos, sobe a testa e sobre a cabeça , continua por toda a espinha e atrás das pernas, na lateral exterior dos pés e termina nos dedinhos (veja a figura).

A localização do Meridiano da Bexiga é importante, porque na acupuntura a parte detrás do corpo é considerada a mais yang, a mais externa, a parte superficial do corpo. É o início da nossa conexão com o mundo exterior.

O Meridiano da Bexiga, por estar relacionado com uma área significante da parte detrás do corpo, é a nossa primeira linha de defesa contra os invasores da natureza; frio, vento, germes, pólen, etc. Por esta razão, os pontos do Meridiano da Bexiga são frequentemente selecionados para nos livrar dos sintomas da gripe e dos resfriados e para melhorar a imunidade.

A Postura do Triângulo alonga todo o Meridiano da Bexiga, fazendo a energia circular e fortalecendo o mecanismo primário de defesa.

O Segredo Para Entender os Benefícios da Postura do Triângulo

Como é grande a área que o Meridiano da Bexiga percorre no corpo, trabalhar estes pontos significa muito mais do que cuidar apenas da imunidade. O Meridiano da Bexiga é usado para tratar uma variedade de sintomas, incluindo dor em qualquer área localizada na rota do Meridiano da Bexiga; como dor de cabeça, dor no pescoço, dor na coluna lombar, torácica e cervical, problemas nas coxas, nas panturrilhas e dores nos pés.

Mas, além do tamanho e da localização, a razão que o Meridiano da Bexiga é tão importante para a saúde e o motivo da Postura do Triângulo ser uma joia dentre todas as posturas de Yoga, é porque contém o que na acupuntura é chamado Pontos Shu das Costas.

Cada órgão tem o seu próprio Ponto Shu, que está localizado na rota do Meridiano da Bexiga. Shu em Chinês significa transportar, que pode ser levar o sangue, o fluído, o que for necessário para o órgão associado com aquele ponto.

Os pontos Shu das Costas são usados para diagnósticos e tratamentos

Os acupunturistas muitas vezes apalpam estes pontos para descobrir qual o órgão que está relacionado com os sintomas da pessoa. Se um ponto está dolorido ou macio, pode ser uma indicação de que alguma coisa não está bem com o órgão relacionado com aquele ponto. Diagnosticado o problema, é provável que se possa aplicar as agulhas nos pontos Shu diretamente.

O pontos Shu são tradicionalmente associados no tratamento de doenças crônicas, como ansiedade, intestino preso, problemas de menstruação, asma, incontinência, enxaqueca, insônia, etc.; ou seja, qualquer sintoma que não esteja diretamente relacionado com uma lesão aguda. Muitos acupunturistas pensam nos pontos Shu como uma maneira de chegar à fonte, como a forma mais direta e efetiva de tratar um órgão.

Os pontos Shu das costas também são usados para tratar os problemas dos órgãos correspondentes, uma vez que cada órgão tem o seu órgão correspondente. Os olhos por exemplo, estão relacionados com o fígado e seriam tratados usando os pontos Shu do fígado. A boca é o órgão de relação com o baço, então qualquer problema da boca seria tratado usando os pontos Shu do baço. E assim por diante.

Resumindo: O Meridiano da Bexiga é responsável por uma área considerável no corpo humano, tanto em tamanho como em função. Ter o fluxo livre e suave no canal inteiro é crucial para ter uma ótima saúde e ao mesmo tempo mantê-la, uma vez que problemas podem ocorrer.

A Postura do Triângulo é única na sua habilidade de abranger de uma só vez um dos maiores e mais completos Meridianos do corpo. Para aqueles que ainda não experimentaram a postura, é chegada a hora.

Fonte e Referências:

    • Tradução do texto original de Sara Calabro (veja original em inglês aqui)
    • Postura do Triangulo @ Yogavital.net (veja aqui)
    • A Manual of Acupuncture (veja o livro em Amazon.com aqui)

 


Zeze 01aZezé Oliveira está, com muito carinho e dedicação, desenvolvendo e publicando os textos para a Yogavital.net onde descreve os benefícios e os pontos importantes de algumas das Posturas (ou Asanas) usadas no Kundalini Yoga.