Passando por momentos difíceis?

breath_03
Está estressado? Sem energia? Conflitos emocionais não resolvidos? Vamos respirar e mudar estes padrões? Pense que podemos limpar o que não serve mais da nossa vida, ti­rando das experiências apenas as coisas a serem aproveitadas como crescimento e desenvolvi­mento do nosso ser…

 

Este é o propósito do que viemos fazer aqui nes­ta vida neste planeta: crescer emocionalmente e espiritualmente – aceitando o que não podemos mudar, compreendendo, perdoando, amando, praticando a fraternidade e a compaixão, fazen­do a diferença através de ações dirigidas pela in­tuição… pelo coração… transmutando a escuri­dão em Luz.

Temos 2 tipos de trabalhos respiratórios e meditativos para ajudá-lo nestes momentos, 2 recursos especiais que nosso Mestre Yogi Bhajan nos deixou:

1) Meditação para Alívio do Estresse e Limpeza das Emoções do Passado:

Como estamos trabalhando a respiração, vamos agregar a ela um mudrá (gesto reflexológico com as mãos) para dar mais energia a esta respiração… isto é um trabalho simples… e poderoso! Isto acaba se tornando uma Meditação maravilhosa!

Posturabreath 02

Sente-se com a coluna ereta numa cadeira ou de pernas cruzadas.

Mudra

Coloque suas mãos no centro do peito, em prece, as pontas dos dedos tocam as pontas dos dedos correspondentes da mão oposta. Há um espaço entre as palmas e os pulsos não se tocam, cotovelos afastados.

Foco / Posição dos Olhos

Olhos semi-cerrados com olhar focado para a ponta do nariz.

Padrão de Respiração

Respirando longa e profundamente, inspire em 5 segundos, suspenda por 5 segundos e expire em 5 segundos.

Tempo

Pratique por 11 minutos.

Finalizar

Suspenda a respiração por alguns segundos e depois expire e relaxe.

Benefícios

Esta meditação é útil para lidar com estresse, relacionamentos difíceis, problemas familiares antigos e conflitos emocionais não resolvidos.

Originalmente ensinada por Yogi Bhajan, data desconhecida.

2) Respiração de 8 Segmentos para Energia e Liberação do Estresse

breath 04Postura

Sente-se em postura meditativa com a coluna ereta, queixo para dentro, não para baixo, peito elevado, sentindo a abertura do coração.

Foco / Posição dos Olhos

Feche seus olhos e se concentre em sua respiração.

Padrão de Respiração

Inspire através do nariz em 8 segmentos (ou fungadas) iguais. Expire em um segmento profundo e poderoso.

Tempo

Pratique por 11 minutos.

Finalizar

Inspire profundamente, suspenda a respiração por 5-10 segundos e expire. Inspire profundamente, suspenda a respiração por 15-20 segundos e gire os ombros para trás algumas vezes. Expire poderosamente.
Inspire profundamente, suspenda a respiração por 15-20 segundos e, neste momento, gire os seus ombros o mais rapidamente possível algumas vezes. Expire e relaxe.

Comentário de Yogi Bhajan:

“Os 8 segmentos farão com que observem e contem a respiração, e isto os forçará a relacionar-se com a respiração. O melhor procedimento é que façam este exercício toda noite – 11 minutos por dia de respiração de 8 segmentos podem dar-lhes enorme energia para equilibrar seu consumo (diário) de vida (prânica) e o tirará fora do estresse. Isto é possível? Vocês têm 11 minutos?”

Yogi Bhajan.

Originalmente ensinada por Yogi Bhajan em 8 de agosto de 1994.

 

Fontes e Referências:

  • Meditações para comportamentos de Vícios, Da Recuperação para a Descoberta de Si Mesmo, do Método Super Health para Treinamento de Vícios como ensinado por Yogi Bhajan, pág.30, por Mukta Kaur Khalsa, Ph.D., traduzido por Dharan Kaur, primeira edição brasileira, 2011, Editora Gobinde- São Paulo
  • Pranaa, Pranee, Pranayama – Yogi Bhajan (veja [110, p.165])

 


Manvir_Kaur Publicado com carinho por Josely Saldanha, professora de Kundalini Yoga formada em 2009 (Kundalini Research International). Instrutora de Hatha Yoga desde 2004. Pós Graduada em Ensino Superior de Yoga (Faculdades Espírita de Curitiba). Cursos anuais específicos de: Meditação, Respiração e Ajustes de Posturas. Estudante de Budismo e Teosofia. Praticante Iniciada em Kriya Yoga (Yogananda) e Magnified Healing.