Práticas

Respiração

respira1O que é respirar? O que a respiração significa? Quanto a maneira de respirar influencia nossa vida?  Muitas pessoas sequer cogitam as respostas. Talvez seja por isso que procuram pelos ensinamentos milenares do Yoga para aprender a fazer e usufruir de uma respiração consciente. Isso significa viver com mais disposição e menos tensão, com equilíbrio e qualidade de vida, mais conectado ao seu verdadeiro Eu.

 

Meditação

guruwar_150A meditação nos aproxima da nossa essência. Proporciona o entendimento de como a mente funciona e produz resultados práticos no dia a dia. Contudo, é necessário perseverança e disciplina para particar. Demanda trabalho diário de manutenção, porém os benefícios para a nossa saúde e bem-estar são comprovados.

 

 

Mudras

foto_mudra_4aMudra geralmente é traduzido como gesto ou símbolo. Também é traduzido como aquilo que mantém o poder. No caso do Yoga são gestos com as mãos, dedos, ou até mesmo com o corpo todo. Visam estabelecer certos circuitos no fluxo energético contendo o Prana, em casos onde poderia haver um desperdício dessa energia, e direcionando o seu fluxo para desencadear estímulos sobre o estado de cons­ciência.

 

Mantras

mantr“Mantras não são pequenas coisas, mantras têm poder. Eles são a vibração da mente em relação ao cosmos. A ciência do mantra é baseada no conhecimento de que o som é uma forma de energia, tendo estrutura, poder e um efeito previsível definido sobre os chakras e a psique humana.”

Yogi Bhajan.

 

Posturas ou Asanas

posturaAqui descrevemos as  principais Posturas (ou Asanas) usadas no Kundalini Yoga, seus benefícios e os pontos importantes, com a intenção de facilitar os primeiros passos para iniciantes nesta técnica milenar. Lembramos que a conquista da flexibilidade é feita gradualmente, respeitando o seu ritmo próprio. A intenção da postura é permitir um fluxo de energia por isso deve ser feita com paciência e moderação.

 

Bandhas

bandha-basics-286x300Os exercícios iogues funcionam como guias para um processo de transformação. O maior desses guias é a combinação de contrações musculares chamadas Bandhas (contrações) ou locks (travas). “Bandhas protegem e projetam, é para isto que elas servem. Elas protegem o alinhamento da sua coluna e projetam sua energia para onde você quiser que ela vá.”