Relaxamento Profundo

gato
A maioria das pessoas não sabe como relaxar. Relaxar se torna difícil por causa do nível subliminar de conflitos e distúrbios emocionais que drena a reserva de energia do sistema nervoso e cria tensão e desconforto. A habilidade para relaxar deve ser desenvolvida, pois centra as energias emocionais e nos tornamos mais sensíveis aos padrões da vida. Assim, aprendemos como lidar e liberar o estresse.

O corpo incorpora e memoriza a sensação de relaxamento. Quando o sistema nervoso pulsa na frequência do relaxamento, pode atrair relaxamento em outras ocasiões já que está incorporado como uma informação registrada.

O Relaxamento Profundo pode acontecer depois da série de exercícios (Kriya) ou ao final da meditação. Esse tempo permite que as energias liberadas na mente e no corpo circulem e se equilibrem. Ou seja, através do Relaxamento Profundo podemos usufruir e integrar conscientemente as mudanças introduzidas no corpo e na mente pelos Kriyas e meditação.

Relaxamento total harmonioso cura o corpo. Para se alcançar isso deverá haver uma coordenação entre nossas três facetas: corpo, mente e alma.” Yogi Bhajan

Benefícios:

• Libera padrões nos abrindo para uma nova organização interna dos nossos recursos
• Rejuvenesce o sistema nervoso, principalmente o parassimpático
• Distribui o Prana, estimulado pelos exercícios
• Libera padrões rígidos nos músculos e no fluxo sanguíneo
• Faz circular as mudanças glandulares

Postura para o Relaxamento Profundo:

relaxamento2Postura do Morto ou Shavasana – é a mais utilizada. Deitado de costas, braços esticados e relaxados ao lado do corpo, palmas das mãos para cima, pernas esticadas e relaxadas sem cruzar.

Ambiente:

Procure um lugar calmo e tranquilo, onde não haja interrupções ou barulhos desnecessários.

Fonte:

  • Manual The Aquarian Teacher

 

Shabadratan Kaur 01aA Instrutora de Kundalini Yoga Shabad Rattan Kaur  aborda o mecanismo do estresse e algumas ferramentas para alívio e tratamento proporcionando o fortalecimento da prática direcionada para responder de forma mais tranquila aos desafios que o estresse representa nos dias atuais.