Respiração como tratamento para o Estresse

picapau
“Quando sua sabedoria estiver pequena, respire” Guru Nanak

A respiração é nosso guia. Ela está conectada com os nossos pensamentos e emoções. Enquanto respirarmos inconscientemente, viveremos inconscientemente.

A mente é instável, está sujeita a mudanças rápidas mas podemos ancorar a nossa mente com uma prática respiratória relaxante e mudar o nosso padrão mental negativo para o positivo.

Temos que ter um relacionamento consciente com a respiração. Assim permanecemos conectados com o nosso ser e podemos lidar mais eficientemente com a pressão externa. Através dela podemos acessar nossa sabedoria interna e nosso conhecimento.

Prática: Respiração de 1 minuto.

Respirar um minuto às vezes é chamado de cura de um minuto por sua capacidade única de mudar um pensamento, um sentimento ou uma vibração negativa para uma positiva. Muitas vezes, esta é a chave para a cura, porque a negatividade tem um efeito físico nocivo. À medida que aumenta a sua consciência e perceber que alberga negatividade em sua mente, realize imediatamente a técnica da respiração de um minuto:

1. Respire lentamente por 20 segundos através do nariz.

2. Segure a respiração por 20 segundos, enquanto se concentra no terceiro ponto do olho, localizada na parte superior do nariz.

3. Expire gradualmente, durante 20 segundos através do nariz.

4. Repita.

É comum para as pessoas respirarem entre doze e catorze vezes por minuto. Considerando que a maioria das pessoas acha difícil atingir esse resultado no começo, então podemos iniciar com a prática 10 segundos e aumentar gradualmente até 20 segundos. Essa é uma variante da respiração realizada apenas uma vez, onde cada fase de inspiração, suspensão e expiração dura 20 segundos perfazendo um minuto em um ciclo completo da respiração.

Benefícios

mao3* Aceleração da cura
* Aumento do fluxo de prana
* Melhora da energia sexual
* Aumento da energia cognitiva
* Aumento da criatividade e intuição
* Aumento da circulação sanguínea para o cérebro
* Aumenta da tranquilidade e da sensação de estar em paz

 

Fonte e Referências

  • Manual Especialización en Salud Mental y Kundalini Yoga, Sada Anand Singh
  • Manual Pranaa, Pranee, Pranayama – Yogi Bhajan

Shabadratan Kaur 01a

A Instrutoria de Kundalini Yoga Shabad Rattan Kaur  aborda o mecanismo do estresse e algumas ferramentas para alívio e tratamento proporcionando o fortalecimento da prática direcionada para responder de forma mais tranquila aos desafios que o estresse representa nos dias atuais.