Respiração do Assobio

assobio
Você alguma vez imaginou que assobiar pode ser uma técnica maravilhosa de respi­ração e meditação?

Pois pode ser sim. Ao mesmo tempo em que praticamente todas as pessoas conhecem e sabem assobiar – podem usar esta técnica para aprender a res­pirar e a meditar eficientemente, tirando tensões, baixando ansiedade, melhorando o estresse e energizando – o assobio pode ser o seu momento de silêncio e paz – a Kundalini Yoga traz isso pra você, através dos preciosos ensinamentos de Yogi Bhajan.

Técnica:

A técnica de assobiar em meditação é muito simples e familiar. É somente um pouco mais complexa que o assobio feito por prazer. Os lábios e os ouvidos têm um papel importante nesta técnica. Algumas vezes, o assobio é feito somente na inspiração, outras somente na expiração e outras ainda, em ambas, inspiração e expiração.

Para assobiar na inspiração:

Franza os lábios, concentre-se no terceiro olho, e inspire através da boca e faça um assobio agudo. Expire através do nariz. Foque os ouvidos no som do assobio na inspiração e no som macio da respiração através do nariz na expiração.

“Assobiar a respiração na inspiração tem um efeito muito magnético sobre o corpo”.

Para assobiar na expiração:

Inverta o procedimento. Inspire através do nariz e expire através dos lábios franzidos com um assobio. Foque os olhos no terceiro olho, e foque seus ouvidos no som do assobio e da respiração.

Para assobiar na inspiração e na expiração:

Sente-se em postura de meditação, postura fácil. Estique os braços sobre a cabeça com as palmas das mãos unidas. Puxe a coluna para cima e, então, incline-se um pouco para trás, mantendo o equilíbrio de forma graciosa. Respire conscientemente através da boca franzida em um longo assobio na inspiração e outro na expiração. Continue por 5 minutos. Relaxe por 30 segundos. (The Aquarian Teacher, pág.366)

“Assobiar é respiração e música combinadas. (…) é música e respiração e vocês trabalham com os lábios. É muito poderoso. Relaxa por dentro e por fora. Cria um equilíbrio”.

Existem muitos benefícios quando usamos esta técnica que na verdade parece mais ser apenas um momento de descontração do que uma meditação.

“A respiração do assobio muda a circulação. Os nervos da língua ativam as glândulas superiores, como a tireóide e paratireóides, e a capacidade dos pulmões é aumentada”.

Assobiar_makako_a

Até os animais meditam desta forma, de vez em quando, rsrsrsr …

Conforme Yogi Bhajan: “Qualquer movimento exagerado dos lábios estimula o nervo vago”. A ciência médica diz, que o nervo vago é importante – mas o yoga diz que ele é muito importante.

“O nervo vago central pode ficar frouxo da pressão extra, e o resultante desequilíbrio da mente faz a vida muito complicada… Se não puderem estimular o nervo vago central, vocês estarão ficando malucos nestes próximos anos”.

O nervo vago é o mais longo nervo craniano. Seu nome é derivado do latim, da palavra “viajante”, porque ele viaja a partir do tronco cerebral para os órgãos do pescoço, peito e abdômen. Ele abastece de fibras sensoriais e motoras parasimpáticas quase tudo do pescoço para baixo, até o primeiro torço do colo transverso. Está envolvido com a freqüência do coração, com o peristaltismo intestinal, com o suor, com a fala e completamente com os poucos músculos de movimento da boca. É importante para a fala e para manter a laringe aberta para a respiração. Ele também controla alguns músculos esqueléticos.

“Assobiem – isso relaxará toda a tensão e tirará seu estresse”. “Em suas vidas, vocês devem assobiar todos os dias por 3 minutos. Isso lhes dará relaxamento”.

Fontes:

  • Pranaa, Pranee, Pranayama – Yogi Bhajan (veja [110, p.196])
  • Manual Instrutor Kundalini Yoga Nível I, The Aquarian Teacher – Yogi Bhajan
    (veja [100, p.97])

 


Manvir_Kaur Publicado com carinho por Josely Saldanha, professora de Kundalini Yoga formada em 2009 (Kundalini Research International). Instrutora de Hatha Yoga desde 2004. Pós Graduada em Ensino Superior de Yoga (Faculdades Espírita de Curitiba). Cursos anuais específicos de: Meditação, Respiração e Ajustes de Posturas. Estudante de Budismo e Teosofia. Praticante Iniciada em Kriya Yoga (Yogananda) e Magnified Healing.