Uddiyana Bandha – “Trava do Diafragma”

udi-b

A Trava do Diafragma desenvolve nosso controle consciente do diafragma torácico, movendo a energia prânica do umbigo para cima através da área do coração e para dentro da região da nuca. Ela massageia o coração, os órgãos digestivos, as glândulas supre-renais, os rins, os pâncreas e o plexo solar. Para desenvolver nossa capacidade pulmonar, é vital que o diafragma torácico tenha flexibilidade para se expandir para baixo na inspiração e liberdade de se mover para cima para uma expiração completa.

Como fazer

Uma maneira bastante eficaz de aplicar a Trava do Diafragma é manter-se em pé, com as pernas levemente separadas e com suas mãos sobre seus joelhos ou um pouco acima deles, ou sentada sobre os calcanhares ou mesmo em postura fácil.

Flexione seu tronco para frente, levantando seu peito e mantendo o pescoço alinhado. Expire tão profunda e completamente quanto puder. Mantenha o ar fora e puxe seu queixo para dentro para selar a sua garganta. Isto criará um vácuo em seu peito de forma que você possa sugar seu diafragma torácico para cima criando um espaço oco por baixo de suas costelas.

Conforme o diafragma se move para cima, os músculos abdominais são erguidos para cima e para trás em direção à coluna. Mantenha a respiração fora pelo maior tempo que lhe for confortável. Antes que você inspire, relaxe a tensão, abaixe o diafragma, e então inspire gentilmente.

De 1 a 5 minutos de prática diária podem ajudar a desenvolver sua habilidade de aplicar o Uddiyana Bandha.

Importante

Uddiyana Bandha deve ser praticada com o estômago vazio e somente deve ser aplicada após uma completa expiração, enquanto o ar é mantido para fora. A menos que a respiração seja totalmente expirada, a trava pode criar uma pressão prejudicial aos olhos, coração e diafragma. Pessoas com pressão alta, hérnias ou úlceras não devem praticar Uddiyana Bandha. Também deve ser evitada durante o período menstrual e gravidez.

Exercício para expandir a área do diafragma

joga-mudra-vajrasanaSente-se sobre os calcanhares. Faça um punho com sua mão esquerda e segure esse punho com sua mão direita. Coloque este mudra de encontro à área macia da sua barriga, logo abaixo do seu esterno. Curve-se para frente, levando sua testa ao chão. Inspire e à medida que expira deixe o peso do seu corpo gentilmente pressionar suas mãos. Relaxe os músculos abdominais. Respire vagarosa e profundamente. Comece com um minuto de prática e conforme seus músculos relaxam, adicione um minuto por vez até você conseguir praticar por três minutos sem desconforto.

 


Texto publicado originalmente no site Yoghee  pela professora de Kundalini Yoga Prabhujot Kaur.