Yoga e Depressão

estrela_150
O que é Depressão? Ela afeta a vitalidade de espírito e nos leva a comportarmos de maneira diferente da nossa natureza. Na sua essência é um profundo sentimento de solidão, um sentimento prevalecente de ansiedade e de uma perda de significado da vida. Yogi Bhajan chamou isso, “O Silencio da Alma”.

O que causa Depressão?

A sobrecarga de informação, o estresse incessante, e uma mudança rápida contribuem para Depressão. Maior. Mais Rápido. Mais. Estes são todos os elementos da vida moderna. Os sistemas glandular e nervoso da maioria das pessoas  não estão suficientemente desenvolvidos para enfrentar este desafio. Quando não temos a energia dentro, nós a procuramos fora de nós mesmos. Nós vamos para a corrida.

sistema nervoso barbSintomas

Fique alerta para: perda de interesse ou capacidade para o prazer, alta irritabilidade, sentimento exagerado de frustração por coisas menores, perda ou aumento do apetite, perda ou ganho de peso, insônia ou dormir demais,  fadiga ou perda de energia, sentimentos de inutilidade, culpa excessiva ou inadequada, dificuldade de pensar, falta de memória, dificuldade de concentração, pensamentos recorrentes de morte e medo da morte, ideação suicida ou tentativas reais, perda de interesse ou desejo sexual (anorgasmia ou disfunção erétil).

Encoberta por sintomas físicos tão variados, gera repetidas visitas ao médico, exames, tratamentos e sem diagnósticos conclusivos, eleva os custos de cuidados de saúde e retarda o início do tratamento eficaz.

O que é Depressão Fria?

Yogi Bhajan, o Mestre de Kundalini Yoga, advertiu-nos que a humanidade sofreria de um fenômeno que chamou Depressão Fria. É quando a demanda externa é maior do que a capacidade interna de entregar e nós gastamos nossas reservas. Estamos deprimidos, mas estamos tão entorpecidos e insensíveis ao nosso próprio eu que nós não percebemos isso. A depressão é, portanto, “fria.” Isso nos leva a raiva interior e isolamento da nossa alma. Depressão é fria quando são cortadas do nosso espírito, a fonte, a força e a orientação interior.

Nós instintivamente nos opomos ao entorpecimento da Depressão Fria com um comportamento que satisfaça a necessidade de estimulação. Ou seja, uma pessoa que experimenta Depressão Fria não parece deprimido para si ou para outrem. Isto é porque ela está ocupada, ativa e parece energizada. Ela pode ter excesso de trabalho, criar “emergências” ou beber 6 bebidas energéticas por dia. Ela pode se envolver em esportes radicais, assumir riscos, ou abusar de substâncias. A insensibilidade da Depressão Fria leva a reatividade, impaciência e drama. Você conhece alguém assim?

Como lidamos com a Depressão através da Kundalini Yoga?

Estamos todos afetados pelo impacto da pressão. Não podemos mais resolver através da força do nosso corpo sozinho.

Precisamos do poder da nossa frequência. So rápida? Obtenha sua energia de Prana e não de adrenalina.

O fluxo rítmico dos kriyas de Kundalini Yoga restauram os sistemas nervoso e glandular e libera velhos padrões de resposta ao estresse do corpo. O Mantra quebra o silêncio da alma e constrói os corpos prânico e radiante. Isto proporciona calma e vitalidade.

Quer solução mais rápida? Respire e cante! Deixe o mantra regular a sua respiração para restaurar o Prana.

Deixe a língua e os lábios moverem entre os pontos meridianos da boca para equilibrar seu cérebro. Voce está se sentindo tão pressionado que não pode fazer isso? Ouça o mantra e se conecte em sua vibração. Deixe tocando mesmo enquanto você dorme. Nesta época de mudança, deixamos o som fazendo o trabalho dele, quebrando os bloqueios da nossa mente.

Fontes e Referencias:

  • Manual de treinamento de Professores da Kundalini Yoga Nivel 1, (veja 100).
  • Link 3ho.org

Mais Ferramentas…

RespiraçãoPosturasMeditaçãoMantra
SONY DSC

Mude Padrões Negativos e Depressivos com a Respiração

Está frio? Tempo chuvoso? Isso deixa você meio depressivo? Triste? Quer reverter as situações que te deixam negativo, frustrado ou depressivo?

0 comments
Kandharssana_01b

Elevações Pélvicas

Em Sânscrito Kandha sig­nifica Ombro, por isso em Inglês esta postura é cha­mada Postura dos Ombros. Ao praticar Kand­harasana, parte do peso do corpo recai sobre os ombros. É uma postura que alinha a espinha. É exce­lente para os problemas do útero. Também é conhecida por evitar o aborto espontâneo, se prati­cada antes da concepção. É ótima para ativar a Glândula Tireoide.

0 comments
Bhunjangasna-1b

Postura da Cobra

A Postura da Cobra é consi­derada uma postura básica dentre as posturas de flex­ões para trás e que estiram os músculos abdominais ao mesmo tempo. Esta flexão, tonifica e fortalece os músculos que con­trolam os discos inter­vertebrais e que em geral causam doenças nas costas.

0 comments
Arqueiro_a

Postura do Arqueiro

Esta postura é excelente, tanto para pessoas com fraco condicionamento físi­co, como para atletas, porque trabalha flexão, alongamento, e ao mesmo tem­po desenvolve força muscular. Como esta postura requer algum condiciona­mento, é sábio começar devagar. A postura é relativamente natural e uma belíssima opção para energizar e fortalecer o corpo como um todo. A assime­tria da postura ajuda a balancear os hemisférios esquerdo-direito.

0 comments
mda10b

Naad Kriya – Meditação para ativar a Sushumna

Se o tom, o ritmo e as notas são todos entoados corretamente, esta meditação irá ativar a Sushumna, o canal em qual a Kundalini está subindo, às vezes também citado como Cherdi Kala.

0 comments
icon_02

Mangala Charan Mantra (Aad’ Gurê Namé). Interpretado por Snatam Kaur.

Este mantra trabalha com um campo de proteção, indicado para quem se sente vulnerável, inseguro, ou paralisado de medo. Cria uma sensação revigorada da sua própria força, estabilidade e segurança.

0 comments