Yogaterapia

respiracao_mandala
Este é um método terapêutico onde se aplicam técnicas do Kundalini Yoga, com a finalidade de tratar ou de complementar o tratamento de várias enfermidades.

As que têm sido mais estudadas e que, geralmente, respondem melhor à yogaterapia incluem problemas respiratórios (como asma, bronquite, enfisemas pulmonares), dores de costas, hipertensão arterial, todas as perturbações relacionadas com a ansiedade, estresse, insônia e estados depressivos.

As técnicas mais usadas em Yogaterapia são: os asanas associados à respiração – posições que influenciam diretamente os órgãos, as glândulas e o sistema nervoso, mas que podem ter também uma importante influência sobre os estados mentais; o pranayama- exercícios respiratórios, que exercem uma influência ao nível do sistema nervoso e das emoções, e o relaxamento e a meditação, que têm um papel importante no combate ao stress e à ansiedade e que podem também ajudar a criar estados de espírito mais otimistas e propícios à cura.

Um dos aspectos que distingue a yogaterapia de outras terapias mais convencionais e que a torna um meio adequado para o tratamento tanto de perturbações físicas como mentais, é a visão integral que tem do ser humano, nos seus aspectos fisicos, mentais, emocionais.

Assista ao vídeo e saiba mais nesse artigo publicado na ISTOÉ, mostrando como a Yoga “ganha o respeito da medicina e é usada para ajudar no tratamento de câncer, obesidade, dor crônica e doenças cardíacas, respiratórias e psiquiátricas.”


Siri Amrit Kaur 02aArtigo gentilmente cedido pela Instrutora de Kundalini Yoga Siri Amrit Kaur  publicado originalmente no Yoga da Respiração. Créditos da mandala de cura e transmutação: Marcelo Dalla.